ECU é a sigla para Electronic Control Unit, nome em inglês para unidade de controle eletrônico (ou Central de Injeção Eletrônica), ou seja, é como se fosse um computador responsável por controlar o funcionamento do motor em vários aspectos. Essa central cuida, por exemplo, da injeção de combustível, do momento certo da ignição e da pressão de trabalho de uma turbina. Atualmente, todos os carros possuem ECU do motor, já que saem de fábrica com a injeção eletrônica.
Para realizar essas funções, a ECU recebe sinais enviados por sensores espalhados pelo motor, avalia-os e controla os sinais de saída. As informações de que a ECU necessita ficam gravadas digitalmente, já que são muitas variáveis, como temperatura do ar, do motor e do combustível, pressão e bombeamento. A ECU é como se fosse o comandante do motor: é ela quem manda no seu funcionamento.
Modificar os parâmetros de funcionamento do motor, desde que isso seja feito por um profissional especializado, é capaz de aumentar a performance do veículo. A reprogramação de ECU, popularmente conhecida como Remap, é o processo que modifica esses parâmetros, de maneira estratégica e planejada.
Assim como a reprogramação de ECU, se feita corretamente, consegue melhorar a performance do motor, se os cuidados necessários não forem tomados o proprietário do veículo pode se deparar com problemas de comunicação dos sensores do motor.
Esse procedimento é um dos mais populares para aumentar a potência do motor sem alterações mecânicas. Em carros turbinados, o ganho de potência pode chegar a mais de 20%. O objetivo é melhorar a potência e o torque do motor e, em alguns casos, promover economia.